L'OFFICIEL BRASIL #78 | "FORMA E FUNÇÃO: CONHEÇA A MODA MINIMALISTA DE BEIRA"
Comandada pela carioca Lívia Campos, marca ganha terreno aqui e lá fora, com processos em linha com sustentabilidade e liberdade.
03.03.2021 por Karina Hollo
Lívia Cunha Campos tem 31 anos, nascida e moradora no Rio de Janeiro. O seu primeiro contato com roupas foi por meio da avó materna que era modelista e costureira. A história é comum a muitas estilistas "Enquanto ela estava na máquina de costura, eu folheava revistas de moda. Já na banca de jornal, a minha opção de revista era a de noivas". Somado a isso, Lívia manteve contato com design, rodeada dos objetos de arte que o pai sempre admirou. Em 2014, ela começou a fazer um plano de negócios para viabilizar o projeto que viria a ser a Beira. "No final daquele ano, já estava no ateliê onde sigo até hoje. Fiz a minha primeira feira comercial há seis anos, vendendo para a loja do Centro Cultural Tomie Ohtake e, em janeiro de 2015, estreei uma exposição em Paris. Foi quando comecei a vender e a exportar os meus produtos."
MODA E MÍDIA
A Beira nasceu de um projeto de pesquisa focado no design, na funcionalidade e no desenvolvimento de objetos. "A palavra 'beira' incorpora a noção de transição ou interseção. E por meio da construção das pecas que os processos experimentais que acontecem no atelier podem ser explorados nas roupas de dentro para fora, deixando a costura exposta conduzir a modelagem." Cada nova coleção desenvolvida é baseada na anterior, um contínuo esquema de desenvolvimento de linguagem.
Formada em design de produto pela PUC-Rio. Lívia conta que no curso teve aulas de projeto ministradas por professores de duas disciplinas - moda e produto. "Durante a faculdade tive a experiência de formatar planos nos quais a mídia final seria a que melhor se encaixasse com o contexto dele." No entanto, ela reconhece que as redes sociais são desafiadoras. "Optei por compartilhar no Instagram, para o público da Beira, algo que aproxime a realidade do meu cotidiano e da minha vida pessoal. Quem faz todas as postagens sou eu, mas Isso me distancia de um lugar mais comercial que também é necessário implementar."
PRODUÇÃO, SUSTENTABILIDADE E LIBERDADE
Lívia conta que vê a sustentabilidade como um caminho. Atualmente, utiliza softwares que reduzem o desperdício de tecidos, solicita certificação Azo-free de fornecedores têxteis e prospecta matérias-primas ecologicamente corretas. "Nas últimas coleções, utilizamos tecidos fabricados a partir de casulos de bicho-da-seda rejeitados pela indústria, PET reciclado e tinturaria artesanal" Além disso, quando se fala em sustentabilidade, normalmente leva-se em conta apenas a questão ambiental. "E, de fato, há também o fator social. Portanto, respeito e remuneração adequada são pontos que não podem passar despercebidos", pondera ela. Lívia estimula o uso das peças Beira por quem se identificar com elas. "Para Isso, a maioria das peças faz uso de elásticos e fivelas para abranger diferentes padrões de medidas num mesmo tamanho. Por exemplo: o tamanho 1 corresponde ao S masculino e ao M feminino no padrão de conversão de medidas internacional", conta ela.
MERCADO LOCAL E INTERNACIONAL
A estilista analisa que ainda há uma escassez de fornecedores e de mão de obra especializada para a produção de moda no Brasil, o que dificulta a concorrência com o mercado exterior. "O processo de exportação e importação do Brasil também é um obstaculo. Outro desafio por aqui é a pequena quantidade de canais de comercialização - multimarcas, voltadas para a moda unissex", diz. Lívia exporta para os Estados Unidos. Coreia e Japão. As duas últimas coleções que vão entrar on-line com o lançamento do site foram feitas em Portugal. Projetos para 2021? Mirar no novo e-commerce beira.shop, com uma linha de sapatos e cintos de couro produzidos em Portugal. É ver para querer.
Matéria publicada originalmente na Revista L'Officiel Brasil #78
Styling: Lívia Cunha Campos
Fotografia: Acervo pessoal; Dane Manary
Link: https://www.revistalofficiel.com.br/moda/forma-e-funcao
PRODUTOS EM DESTAQUE
Foto 1: Lívia veste T-shirt Raglan Algodão Tanguis.
Foto 2: Sarah veste Calça Cós Ajustável Algodão - Preto; Camisa Manga Longa Ampla Algodão - Preto; Vestido Chemise Manga Longa Ampla Algodão - Preto.